Harvard lista 5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais

Por: Luana Ribeiro
25/08/2025
5 alimentos que médicos e nutricionistas consomem todos os dias para uma vida mais saudável
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para ter mais energia, prevenir doenças e viver melhor. Médicos e nutricionistas destacam alguns alimentos que, além de nutritivos, podem transformar sua saúde quando consumidos diariamente. Confira:

1. Verduras de folhas verdes

A importância das verduras de folhas verdes na dieta diária não pode ser subestimada — especialistas recomendam repetidamente. Consumir alimentos como espinafre e couve ajuda a proteger a saúde do cérebro, e alimentos ricos em fibras estão associados a uma menor chance de desenvolver depressão.

Além disso, são fontes riquíssimas de nutrientes essenciais como vitamina A, folato, vitamina C, ferro, vitamina K, potássio e cálcio. As folhas verdes podem ser facilmente incorporadas em saladas junto a outros vegetais e frutas nutritivas.

2. Frutas vermelhas (berries)

Se possível, consuma frutas todos os dias. Entre elas, as frutas vermelhas se destacam pelos benefícios à saúde.

O mirtilo, em especial, é chamado pelo pesquisador de longevidade Neil Paulvin de o “santo graal” dos alimentos que prolongam a vida. Essa fruta é abundante em vitaminas e antioxidantes “que protegem o corpo contra infecções como uma armadura”, explica Paulvin. Também são excelentes para a saúde dos olhos, recuperação muscular, proteção cerebral e fortalecimento celular.

Todas as frutas vermelhas possuem flavonoides — compostos naturais ligados à melhora da saúde do cérebro e à redução do declínio cognitivo. Outro ponto positivo: possuem menos açúcar que frutas como banana e manga.

3. Peixes e outras proteínas magras

Profissionais de saúde recomendam limitar o consumo de carne vermelha e substituí-la por proteínas magras, como salmão, ovos, atum e tofu.

O salmão é muito popular entre os especialistas porque contém várias vitaminas do complexo B, fundamentais para a saúde cerebral, segundo a Dra. Uma Naidoo, psiquiatra nutricional formada em Harvard.

Peixes e frutos do mar também apresentam níveis menores de colesterol em comparação com a carne vermelha e são opções melhores para o coração, aponta a cardiologista Dra. Elizabeth Klodas. Entre as opções, ela destaca peixes de carne branca como tilápia, bacalhau, robalo e alabote.

4. Leguminosas

As leguminosas são um “superalimento” de longevidade que, muitas vezes, passa despercebido. A nutricionista Samantha Heller afirma consumir diariamente para fortalecer o sistema imunológico.

Elas são ricas em proteína, fibras, antioxidantes e minerais como magnésio e ferro. Alguns exemplos que você pode incluir na sua rotina alimentar:

  • Lentilha
  • Feijão-preto
  • Grão-de-bico
  • Soja
  • Edamame
  • Fava
  • Feijão-carioca ou vermelho

A alta quantidade de fibras também faz das leguminosas ótimas aliadas para manter o cérebro saudável.

5. Oleaginosas e sementes

Apesar de pequenas, as oleaginosas e sementes são verdadeiros concentrados de nutrientes. Elas contêm ácidos graxos ômega-3, que ajudam a manter as células do cérebro saudáveis e a reduzir inflamações, explica a neurocientista Lisa Genova, formada em Harvard.

As sementes de girassol, por exemplo, são uma das melhores fontes vegetais de vitamina B5. Apenas 30g já fornecem cerca de 20% do valor diário recomendado.

As nozes, especialmente avelãs e pecãs, são ricas em polifenóis — compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de fibras e micronutrientes essenciais. Segundo a Dra. Uma Naidoo, esses nutrientes são “extremamente importantes para a nossa saúde”.

Conclusão

Incluir esses cinco alimentos no dia a dia — verduras de folhas verdes, frutas vermelhas, proteínas magras, leguminosas e oleaginosas/sementes — é uma maneira prática e eficaz de fortalecer o corpo, proteger o cérebro e promover longevidade.

Pequenas mudanças na alimentação podem gerar grandes impactos a longo prazo.